segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Como fica a comissão de Direitos Humanos e Assistência social nesta história?

 As Secretarias da Saúde e Assistência Social por meio do CREAS e CRAS promoveram durante uma semana, uma oficina com a temática: Normatização e Implantação dos Protocolos de Atendimento e Encaminhamento às Vitimas de Violência, cujo objetivo é fortalecer as ações integradas de vários parceiros no enfrentamento aos tipos de violência sexual contra crianças e adolescentes, mulheres e idosos.

A oficina foi direcionada a quase 200 profissionais que integram o Sistema de Garantias de Direito da Criança e do Adolescente, Dos idosos e Das Mulheres, para que eles possam trabalhar como articuladores importantes na identificação, cuidado e atenção às vitimas de violência. Participam da capacitação, gestores, conselheiros tutelares, profissionais de saúde, educação, ação social, policia militar e Conselho da Mulher.
Também foram enviados convites para a Delegacia de Mulheres e Defensoria Pública do município, no entanto, os referidos órgãos não participaram e nem justificaram a ausência. Tremendo descaso com a população, principalmente no que tange a questão do enfrentamento à violência contra a mulher.

Tal atitude reforça a tese de que o “gargalo” na rede de atendimento à mulher vítima de violência encontra-se na “indisposição” dos referidos órgãos em prestar esclarecimentos aos demais em relação aos protocolos de atendimento.

Já está na hora dos nossos vereadores verificarem o porquê de tal conduta por parte da Defensoria Pública e da Delegacia das Mulheres. Segundo informações do CREAS, somente dois casos de violência doméstica foram assistidos pelo órgão neste ano. Porém, a  polícia militar alega  que existem muito mais casos  e que os BOs são encaminhados à Delegacia de Mulher e Ministério Público. A pergunta que fica é a seguinte: Quem está assistindo à estas mulheres? Algo precisa ser feito em caráter de urgência!

Abaixo segue os números dos telefones dos órgãos que prestam atendimento às vítimas de violência à mulher, jovens e idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.