quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Curtas


PA nas trevas I
Não importa se o erro foi da CEMIG ou da Secretaria de Saúde, o fato é que o PA ficou no escuro. Na verdade, com luz ou sem luz, a sensação que se tem ao entrar no PA é a mesma de quem entra em um buraco; um local sem janelas, totalmente desprovido de luz ambiente, que precisa utilizar iluminação por 24 horas/dia. Sendo assim, o gerador precisaria estar sempre a postos para um caso de emergência. Deixar para “testá-lo” na hora da necessidade é no mínimo irresponsável. Sem contar que, informações dão conta de que há dois geradores novinhos “encostados” na parte de cima do PA. Qual seria a dificuldade de colocá-los para funcionar?

PA nas trevas II
Fui informada que o sistema de triagem do PA esta sendo via “arguição”. Segundo fontes, o médico plantonista costuma chegar à sala de espera com várias fichas na mão questionando entre os pacientes quem está “pior”. Pelo visto é o trato da administração com a saúde de Monlevade que vai de mal a pior.

Saúde I - Onde estão os médicos?
O município de João Monlevade não será beneficiado pelo programa Mais Médicos do Governo Federal. Segundo consta existem 205 médicos para uma população de 73.610 habitantes, o que equivale a 1 médico para 359,07 habitantes, mais do que é preconizado pela OMS. Porém,  a regra anda meio distante da prática. Não é de hoje que a população reclama a falta (tanto no PA quanto no hospital) de médicos, principalmente  pediatras. Parturientes ainda continuam sendo transferidas  para hospitais da região e da capital para terem seus  bebês. Já que  João Monlevade está acima da média em relação ao número de médicos, resta saber por onde eles andam.

Saúde II – Conferência Municipal da Saúde adiada novamente
Pela segunda vez houve alteração na data da Conferência Municipal da saúde. Problema com licitação ou medo de encarar a população?

Câmara I -“Montão” de Aplauso
Pelo visto a Câmara segue nos mesmos moldes do mandato anterior com Monção de Aplauso em quase toda seção ordinária. Sem querer desmerecer a intenção de quem homenageia e a qualificação de quem recebe a homenagem, mas, francamente o município carece muito mais do que cerimônias para massagear egos de pessoas e instituições.

Câmara I - Falta de entrosamento na Comissão da Saúde
 É notória a falta de entrosamento entre os integrantes da Comissão de saúde da Câmara Municipal de Monlevade. Com frequência os vereadores da comissão trocam “farpas” no uso da tribuna. A impressão que se tem é que os vereadores deixaram de trabalhar em equipe e partiram pra “carreira solo”.

Câmara III- Aprovação da permuta
Parece enredo de novela mexicana a aprovação de   projetos que ficam para 2º turno, todo mundo já sabe o final! Só não enxerga quem não quer ver que o projeto já entra para votação aprovado.  O caso mais recente diz respeito à permuta de dois lotes no Bairro Ipiranga por uma área no Bairro Novo Aclimação à base da “orelha”. Inegavelmente é de suma importância a construção da via de acesso no Bairro Ipiranga, haja vista que há anos os moradores ficam atrelados a uma escada para chegarem até suas casas. Mas, daí concordar com a forma que o município encontrou para realizar a permuta é brincar com a nossa inteligência. Francamente, que me perdoem os edis, mas esta cada vez mais difícil assistir a estas presepadas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.