quarta-feira, 13 de junho de 2012

Postar na rede o que der na "teia" pode dar cadeia!

Uma enfermeira foi demitida do hospital Prontolinda, em Olinda (PE), depois de publicar no Orkut fotos da equipe trabalhando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). : http://www.correiodoestado.com.br/noticias/justica-confirma-demissao-por-justa-causa-devido-a-fotos-em_151811/

Com o advento do direito à liberdade de expressão garantida pela constituição brasileira, muitas pessoas julgam detentoras de falar e postar imagens a bel prazer.

E Por mais que as redes sociais possuam controles que permitem configurar quem irá visualizar suas informações, uma premissa básica sempre é valida: Não informe nas redes sociais o que você não gostaria que informassem de você.

Os comentários também podem ter traços de agressividade... Muitos se esquecem de que ao postar um comentário podem na realidade estar ferindo o direito alheio. Os famosos “Cyberbullying”, pois são recheados de preconceitos religiosos, étnicos, políticos e sexuais. Atrás de perfis controlados por “fakes” e fotos fictícias, alguns usuários se esquecem de que as leis brasileiras e internacionais valem também para o ambiente virtual.
 
Quem não se lembra do jornalista e blogueiro norte-americano Joe Sharkey que foi condenado a se retratar publicamente perante o povo brasileiro e pagar indenização de R$ 50 mil por chamar o nosso país de "terra maluca" (“crazy land”). E permitir a postagem em seu blog de críticas severas ao povo brasileiro, feitas por leitores, com declarações fortes como “os brasileiros são mais idiotas que os idiotas”, chamando o presidente Lula de “Bin Lula e os 40 ladrões” e "mulheres prostitutas" no Perfil Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907.

  Concluindo, “Não se pode” escrever o que bem entende sem sofrer as sanções pelo que escreveu!Não podemos escrever o que bem entendemos, e fugirmos das consequências de nossos atos. E isto vale também para os jornalistas. Ao assinar uma matéria em um jornal Você é responsável pelo o que escreveu, assim, bom senso e responsabilidade podem evitar dores de cabeça e prejuízo no bolso!


Um comentário:

Anônimo disse...

Pela sabedoria popular, uma imagem vale mais que mil palavras.
Pela cara de desânimo do Silvano Lopes, que afinal nunca escondeu que o seu sonho era ser vice de Raílton e pelo sorriso forçado do Gentil, que sabe que será derrotado nessas eleições e que sabe também que a derrota será seu sepultamento político, podemos concluir que o povo sabe exatamente que o PT é que realmente arrebentou com o município e tenta jogar nas costas do Prandini sozinho a responsabilidade do fracasso. E o próprio Gentil era um dos secretários do DESgoverno.
Alencar Silva

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.