quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pau que bate em Chico, com Jeitinho, não bate no Francisco,

Quem afirma que a Justiça foi feita para todos vive num conto de fadas. No nosso País, e nossa cidade também não foge à regra, justiça é pros “fracos”! Afinal, nacionalizaram o “Jeitinho”! .
Para quem não o conhece, o Jeitinho Brasileiro, é um sujeito enfadonho, porém muito prático e eficiente! Virou uma espécie de super-herói, afinal, muitas pessoas resolvem seus problemas de uma maneira mais fácil e/ou mais rápida, não importando se, para isso, tenha sido necessário passar por cima de alguém ou de alguma regra estabelecida.

O Jeitinho sempre age à surdina e, na maioria das vezes, seus clientes vangloriam-se despudoradamente das vantagens conquistadas e das maneiras como elas foram obtidas, estabelecendo entre si uma espécie de ranking ou competição que considera a vantagem obtida e o custo na sua obtenção. E assim, quanto mais é solicitada a “mão” do Jeitinho, mais esperta esta pessoa será considerada e maior será seu status perante seus admiradores.

O fato é querendo ou não, o "Jeitinho" vai a cada dia, transformando-se num combustível para corrupção e a impunidade nos diversos níveis da sociedade e com o aval da própria sociedade.

Sendo assim, não se assuste se um dia sentir uma vontade tremenda de furar a fila do cinema ou parar na vaga dos deficientes, é a influência do Jeitinho. E, caso não consiga vencer o “assédio”, seu próximo passo será oferecer propinas para se livrar das penas!

O Jeitinho também tem acesso às melhores famílias. Alguns pais, inclusive, ensinam os filhos, ainda cedo, as vantagens de ter o Jeitinho brasileiro como comparsa. E assim, trocam amizades por empregos; jogam fora a confiança por motivos banais; destroem relacionamentos sem qualquer motivo; desrespeitam os outros gratuitamente e ferem as leis.
 Concluindo, diferente do que prega o senso comum, pau que bate em Chico, nem sempre bate em Francisco! Porque não há diferença entre políticos e povo.

A corrupção na verdade é não mais uma consequência de falta de valores em todas as relações sociais do que necessariamente uma falha num sistema legal de punições contra corruptos. Em suma, é algo que vem de casa mesmo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.