segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mulher deficiente teria sido agredida no PA e aconselhada a não denunciar!

Uma mulher, que pediu para não ser identificada, registrou um BO contra um médico monlevadense que estaria de plantão no PA de Monlevade no dia 08 de Abril. Segundo a vítima, ao questionar o atendimento demorado ao médico, o mesmo lhe deu um soco nas costas: “Perguntei para o Doutor se seria ele a me atender e ele foi logo me empurrando para dentro da sala com um soco nas costas; então não quis ser atendida por ele!”, denunciou a vítima.

Revoltada, a mulher procurou a diretora do local para relatar o ocorrido e foi aconselhada a ficar calada: “A diretora falou para mim que eu estava enganada, que era uma brincadeira e eu tinha entendido mal; ainda me aconselhou a não fazer nada porque eu preciso do médico, mas ele não precisa de mim, e sendo assim, eu tinha que ficar calada, não denunciar! Mas, assim que sai do PA fui direto à Delegacia e registrei a ocorrência!”.

A suposta agredida tem deficiência física motora e segundo o Art. 10 do Estatuto do Portador de Deficiência: “Nenhuma pessoa com deficiência, sobretudo mulheres e crianças com deficiência, serão objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão, tratamento desumano ou degradante, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

Também, segundo o Art. 248 do Estatuto: “Deixar o profissional de saúde ou responsável por estabelecimento de saúde, ensino ou entidade de abrigo ou de longa permanência, de comunicar à autoridade competente os casos envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos ou outros crimes contra pessoa com deficiência de que tiver conhecimento: Pena - multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 3.000,00 (três mil reais)”.

Ou seja, se realmente for confirmada a agressão,  além do médico, a funcionária do PA que aconselhou a vítima a não registrar um BO poderá responder solidariamente pela infração.
 
E, só para constar, amanhã dia 23/04 às 13h30 haverá audiência pública no plenário da câmara municipal, para averiguar as questões relacionadas à violência contra a mulher no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.