quarta-feira, 8 de maio de 2013

Milhares de mulheres monlevadenses aguardam pela mamografia.

Quase dois mil pedidos de mamografia e mamógrafo parado.
Parece ironia, ao mesmo tempo em que as autoridades da saúde recomendam a proteção contra o câncer de mama com exames preventivos, milhares de cidadãs monlevadenses continuam sem condições de se proteger.

Muitas mulheres estão temerosas e o medo se justifica. O câncer de mama é a segunda principal causa de morte de mulheres no Brasil, só perde para as doenças do coração.

A estatística é maior a cada ano. O número de mortes cresceu quase 48% em uma década. O diagnóstico precoce é a melhor forma de tornar a doença menos assustadora.

Especialistas em mastologia são unânimes: “o método mais indicado para fazer essa detecção precoce é a mamografia”.

Sabemos que o problema traspõe as nossas fronteiras. Segundo o Tribunal de Contas da União, o Brasil tem 1.514 aparelhos que atendem ao SUS. Mas desse total, metade faz menos mamografias do que deveria. O indicado é que cada equipamento faça até 25 exames por dia, mas o número não chega a dez. A má gestão nos setores de saúde emperram o atendimento.

Em novembro do ano passado o vereador Belmar denunciou a existência de um Mamógrafo parado no interior do PA, e pelo visto, de lá para cá, muito foi falado e pouco foi feito para reverter o quadro.  http://www.anoticiaregional.com.br/noticia/2209/Mamografo-novo-parado--no-Pronto-Atendimento.html
A cada dia constatamos que fazer campanhas para a promoção de saúde é expor a população ao ridículo. As autoridades de saúde deveriam  entender que não adianta mobilizar a população para o  ato de se prevenir , uma vez que  o setor é deficiente  em atendimento. Fazer campanhas publicitárias fabulosas em torno da prevenção do câncer de mama é fácil, o difícil  é fazer o setor público ter a "boa vontade" de suprir a demanda!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.