sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Garis de Monlevade correndo risco de saúde e quem é que fiscaliza?

A questão do lixo envolve a saúde pública, visto que a comunidade em contato com os resíduos sólidos estará exposta a contaminações e geração de doenças proveniente do lixo, e estética, porque ruas sujas denigrem a imagem da cidade.
Em relação à limpeza das ruas, o ofício recai sobre o varredor de rua, também conhecido como gari, que se incumbe, da varrição e acondicionamento do lixo das vias públicas em sacos plásticos colocados em carrinhos.
O trabalho executado pelos garis ou varredores de rua é de remoção de detritos e entulhos presentes nos logradouros públicos. É considerado insalubre, pelo contato íntimo que expõe os trabalhadores a agentes presentes nos lixos urbanos. Para tal é fundamental a utilização de uniforme, composto por: calça, blusão, bota, luva e boné. Infelizmente, em muitos lugares, a utilização desses equipamentos nem sempre é observada e pelo visto Monlevade não foge à regra
Os Equipamentos de Proteção Individual ou EPI, garantido pelas leis trabalhistas, são quaisquer meios ou dispositivos destinados a serem utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade, é de obrigatoriedade de o contratante fornecê-los, neste caso a prefeitura.
Por que nossos vereadores não fiscalizam isso? Afinal qual a causa que eles defendem?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.