segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Alunos realizam protesto contra suspeita de irregulares na Escola Estadual Alberto Pereira Lima

 
Através de uma Carta divulgada no Facebook, no Grupo Transparência,  alunos do terceiro ano da Escola Estadual Alberto Pereira Lima (EEAPL), organizaram-se num movimento denominado ALBERTO PEREIRA LIMA DEMOCRÁTICA, para  dar ciência  à população de várias irregularidades que vêm acontecendo dentro da referida escola. Dentre elas, a venda de 2000 (dois) mil livros, digo, quilos de livros- novos e usados – para um galpão de reciclagem.
Segundo os relatos de Gabriel Henrique  e Thomaz Romário, líderes do movimento, a venda dos livros foi confirmada pela própria diretora que alegou como motivo o custeio de contas de telefone da instituição de ensino.
Durante o movimento houve o relato  de alguns alunos sobre a situação, e, várias outras irregularidades foram apontadas, como a falta de diálogo entre a direção e os alunos, o uso de computadores por familiares da Diretora ( fato que foi fotografado por alunos) e a péssima qualidade da merenda: “Ficamos sabendo da doação de peito de frango para a nossa merenda, mas até hoje não vimos nada”, declarou uma aluna.

A biblioteca da escola que ocupava uma sala maior foi transferida para uma bem menor e
ainda assim, com prateleiras vazias.
Um fato amplamente relatado entre os alunos é a falta de diálogo entre os alunos e a direção da escola e um possível “complô” para a retirada do vice-diretor, Flávio Crisóstomo pela atual diretora: “A diretora nunca nos ouve, tivemos voz só no ato de elegê-la; e só votamos nela, por causa do Flávio”, desabafou uma aluna.  
Segundo Eric Andrian Fonseca, membro do colegiado e representantes dos alunos, houve recentemente uma reunião com a Inspetoria de Ensino de Nova Era com o objetivo de se apurar os fatos, onde a diretora Aparecida Souza teria acusado o vice-diretor de  não estar cumprindo devidamente suas funções:  “Procuramos o Flávio para averiguar as acusações já que o mesmo não estava presente, e ele (Flávio) além de se justificar nos tornou cientes do que verdadeiramente estava ocorrendo”, declarou Eric.

Procurei a Diretora da Escola, Aparecida Souza, porém recebi a informação de que a mesma está afastada  das atividades da escola desde a última quinta-feira e só deverá retornar ao final desta semana. Os vice-diretores Flávio Crisóstomo e Regina Perpetua agendaram uma reunião nesta manhã com a Superintendência de Nova Era para tentarem solucionar o problema.

Carta na íntegra:Os alunos do terceiro ano da Escola Estadual Alberto Pereira Lima (EEAPL) vêm através desta na pessoa do representante da turma 302 Thomaz Romário Albano pedir apoio ao movimento denominado ALBERTO PEREIRA LIMA DEMOCRÁTICA organizado a fim de pressionar as autoridades cabíveis para que sejam solucionados os seguintes fatos:
  • ITEM A - Venda irregular de livros didáticos – fato provado através de carta da superintendência regional de ensino onde se relata que a diretora vendeu os livros e ocultou tal fato... Em seguida apos apuração a mesma disse ter vendido os patrimônios a fim de custear contas de telefone.
  Parecer da comissão: 01 Em hipótese alguma um diretor de instituição publica pode vender patrimônios sem primeiro ter autorização oficial. 02 Para que seja paga a conta telefônica o governo já envia verba para tal fim. 03 não foi prestadas as devidas contas aos alunos sendo tal fato ocultado (os livros pertenciam os alunos, pois o governo envia os didáticos em quantidade exata em relação à listagem passada pela direção da escola a fim de que cada aluno o possua).
  • ITEM B - Trata-se de fato ainda não confirmado, pois não houve manifestação da superintendência ate a emissão desta – Breve: Os vice-diretores podem a qualquer momento deixar a direção da escola (SUSPEITA-SE QUE A SUPOSTA SAÍDA SEJA MOTIVADA POR INTERESSE POLITICO DA DIRETORA). O fato mencionado já foi votado e aprovado no colegiado (órgão este, de quem a comissão SUSPEITA ser diretamente influenciado pela diretora).
• No referido acima estamos aguardando a notificação oficial da superintendência de ensino para que seja decidida a postura dos alunos quanto o ocorrido.
  Estamos agindo de forma organizada e solicitando o apoio de instituições que vise à juventude como um todo, são elas: Pastoral da Juventude, Umes, Conselho de Juventude, entre outros. Também pedimos apoio a instituições que visem o combate à ”corrupção” são elas: blogs, sites, jornais, revistas entre outros.
  Podem parecer simples as nossas reivindicações, porem trata-se do ambiente escolar onde deveria ser exemplo a democracia em si e não o contrario.
  Quanto ao referido apoio somente pedimos que divulguem da forma possível os fatos (podemos disponibilizar os documentos dos quais temos acesso )... Às instituições pedimos que divulgue na hipótese do apoio uma nota à comunidade.
   Em nosso movimento jamais será aceito algum tipo de algazarra. Estamos sendo prudentes com as palavras por se tratar de algo que se confirmado caberá exoneração ou mesmo prisão... Justamente por tais fatos fizemos questão de destacar, por exemplo, quando se trata de suspeitas.
Contamos com apoio de professores e de demais turmas da instituição, não nos referimos a todos, mas sim a maioria.
Obrigado pela disponibilidade aguardamos resposta o mais breve.

Um comentário:

Anônimo disse...

isso e uma pouca vergonha e um abisurdo isso tudo acontecer e ficar impune Parabens aos criadores desse blog (y)

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.