terça-feira, 26 de julho de 2011

Monlevade: A cidade que Mendiga!


Políticas assistencialistas só servem para mascarar problemas crônicos na sociedade. Demorou, mas novamente , o“Pórtico” de João Monlevade, praças, prédios próximo ao Pronto Atendimento (sob administração de imobiliárias) estão sendo invadidos por mendigos e andarilhos. O que vem gerando dor de cabeça para diversos moradores, comerciantes e até para a própria polícia. Uma noite delas presenciei a peleja de alguns policiais para retirar uns mendigos no trevo que dá acesso ao Bairro Sion. A Praça Sete de Setembro já foi tema de reportagem do jornal o popular. http://jopopular.blogspot.com/2011/05/praca-que-nao-e-nossa-andarilhos.html .O local, mesmo com o Batalhão da Polícia Militar alojado em frente, é utilizado como abrigo para andarilhos, usuários de drogas e até o Coreto está sendo palco para programas sexuais, além de sujeira e mau cheiro.
Fico pensando como é que a coisa vai ficar quando o Batalhão for transferido para a nova sede.
Normalmente as pessoas encontradas nesta situação são levadas para um albergue, onde terão um local adequado para dormir, alimentar-se, tomar banho e roupas limpas para vestir, até que seja contatada a família. Porém o albergue de Monlevade, segundo fontes, está longe de ser este local. .
Há cidades que a administração Municipal tem um controle efetivo em relação aos referidos “hospedes”. O andarilho de outra cidade pode ficar no abrigo até seja liberada uma verba para que o mesmo retorne à sua cidade de origem.
Precisamos urgente de política de formação e de oportunidades, para que  todos possam exercer o direito à vida com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.