quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Quem visita as cantinas das escolas, em?

O acesso à alimentação é um direito humano em si mesmo, na medida em que a alimentação constitui-se no próprio direito à vida. “Negar esse direito é, antes de qualquer coisa, negar a primeira condição para a cidadania, que é a própria vida”. (Relatório do Brasil para a Cúpula Mundial de Alimentação, 1994).
Sabemos, embora não funcione na prática, que Educação e saúde constituem dois direitos inalienáveis de todo ser humano. Para muitas crianças, a merenda escolar assume um papel relevante, na medida em que constitui a única refeição do dia. Porém, de nada adianta oferecer alimento se este constituir fonte de doença. Para cumprir a obrigatoriedade de servir a merenda, a maioria das escolas, criam  espaços a base do improviso, pois nas plantas originais, dependendo da escola, não foram previstas cozinhas, e mesmo que os mantimentos/insumos sejam, convenientemente, estocados são inúmeras as falhas que podem ser detectadas nas unidades, tais como: aeração, iluminação, proteção contra pragas e mesmo disponibilidade de prateleiras para arrumação e separação dos produtos. Por outro lado, poucas escolas contam com  nutricionistas e o pessoal encarregado da preparação e distribuição das refeições para os escolares não é submetido a qualquer tipo de capacitação. Pelo sim, pelo não, aí está a quem possa interessar:http://www.twiki.ufba.br/twiki/pub/Nutricao/Anexo/manual_para_forma%E7%E3o_de_preparadores_da_alimenta%E7%E3o_do_escolar_em_alimenta%E7%E3o_saud%E1vel.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.