sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A péssima segurança dos nossos carros!

Péssimo! É assim que podemos resumir a participação de alguns modelos de carros  populares nacionais que enfrentaram os rigorosos testesda Latin NCAP ( programa de avaliação para carros novos). Testes que utilizam os mesmos padrões da Europa. Trata-se de um programa de testes que avalia o nível de segurança em colisões dos carros mais vendidos no mercado latino. Os números são alarmantes, o programa constatou um alto índice de lesões fatais.Modelos que não contavam com airbag foram os que mais decepcionaram, sendo estes Ford Ka, Chevrolet Celta, Chevrolet Classic e Fiat Novo Uno.
Fato é que estamos 20 anos atrasados em relação a Europa e EUA. Nossos carros não são seguros, e boa parte disso recai sobre nós consumidores ao não priorizar segurança na compra e pelo nosso governo em parecer não se importar com isso. A exigência de Airbag e ABS que teremos em 2014, existiu nos EUA em 1996, se não me engano. São 18 anos de diferença, e somente agora temos um referencial de segurança em nosso continente, uma iniciativa que NÃO partiu de nosso país, tenha certeza disso.
As vendas de automóveis crescem a largos passos e as mortes nas ruas também. Enquanto a lei não exigir equipamentos de segurança e que nossos veículos ofereçam o mínimo de segurança numa colisão, eles continuarão da mesma maneira que hoje.
Abaixo, as notas dos modelos testados:
Chevrolet Celta (sem airbags): 1 estrela adultos – 2 estrelas criançasChevrolet Classic (sem airbags): 1 estrela – 1 estrela ( o pior resultado)Ford Ka Fly (sem airbags): 1 estrela – 3 estrelas
Fiat Novo Uno (sem airbags): 1 estrela – 2 estrelas
Nissan March (2 airbags): 2 estrelas – 1 estrela
Nissan Tiida (um airbag): 3 estrelas – 1 estrela
Nissan Tiida (dois airbags): 4 estrelas – 1 estrela
Ford Focus (dois airbags): 4 estrelas – 3 estrelas
Chevrolet Cruze (dois airbags): 4 estrelas – 3 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.