segunda-feira, 28 de maio de 2012

Canteiro Literário

Quem passou pela Av. Rodrigues Alves na semana passada deve ter notado uma "decoração diferente" no canteiro central da avenida... Tratava-se de poemas criados pelas crianças do CERP (Centro Educacional Roberto Porto) resultantes do projeto "Chá, Biscoito e Poesia” que foram expostos à apreciação dos pedestres... Presenciei várias pessoas lendo as produções das crianças.

Também estive em Belo Horizonte na época do lançamento do projeto Leitura para Todos (textos afixados na parte traseira dos bancos dos ônibus com cordões de nylon, apresentados no formato A4 e plastificados permitindo que o usuário tenha acesso às obras literárias durante a sua viagem) há alguns anos e pude presenciar muitos usuários deleitando-se em leituras... Mas, diga-se passagem, são situações bem isoladas...

Com tanta oferta de "conteúdos melhores", despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar não tem sido uma tarefa muito fácil aos educadores. Principalmente, porque no âmbito familiar a prática da leitura está longe da realidade de muitos... Mas, o que podem fazer os pais para estimular o hábito da leitura em seus filhos? O acesso à leitura, ao contrário de muitas “porcarias” financiadas pelo governo, ainda é “restrito”! Mesmo com a tecnologia, existe ainda uma distância muito grande entre “obra-leitor”. Quem quer ler deve recorrer a uma biblioteca, comprar livros (ainda caros...) ou recorrer à internet.

O baixo índice de leitura entre os brasileiros não só prejudica um indivíduo, mas toda a sociedade. A leitura é uma forma de demonstrar que certa sociedade está apta a percorrer novos caminhos, torna o individuo questionador, formador de opiniões, evitando com que o mesmo venha cair nas “armadilhas” das políticas de massa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.