terça-feira, 1 de maio de 2012

Trabalho Doméstico – um trabalho repetitivo e que nunca acaba!

E por falar em 1º de Maio...

Serviço de casa não é fácil, e às vezes não tem mérito nenhum. Antigamente quando uma mulher era questionada no que se trabalha, muito se ouvia sou dona de casa. Hoje em dia, quando alguém faz a mesma pergunta e escuta sou dona de casa, muitas vezes é alvo de muitas criticas. Isso porque estamos em uma sociedade em que as mulheres são cada mais independentes, ajudam no sustento da casa e em todo orçamento familiar, contratam alguém para fazer o serviço de casa e vão para o mercado de trabalho.

Mas o trabalho doméstico ainda é um dilema: De um lado, “as mulheres independentes” dependem das empregadas e babás para poderem ter suas profissões sem serem esmagadas por jornadas triplas e quádruplas. De outro, essas empregadas e babás salvadoras têm suas próprias casas: para limpar, seus próprios filhos para olhar. (Uma das soluções, claro, é que tanto as patroas quanto as empregadas contem com a participação dos companheiros e dos filhos. Se todo mundo dividir o trabalho doméstico, não fica tão pesado para ninguém).

 Mesmo tendo uma auxiliar doméstica cabe à mulher a administração de tudo numa casa: o que a auxiliar vai fazer e como a dona da casa quer que faça; se vai cozinhar ou não; o que irá cozinhar; o abastecimento da casa; a administração dos filhos; escola; horários; a logística para atendê-los; o acompanhamento escolar e etc...

O trabalho doméstico não pode ser visto como função da esposa, mas de todos na casa. Então, que tal no dia do trabalho, dar uma folga para nós, mulheres?

Um comentário:

Anônimo disse...

Amélia que era mulher de verdade,to brincando tá Eliane,abraços!!!!!

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.