sexta-feira, 6 de maio de 2011

Desordem e Progresso

Olhando ao redor fica evidente que estamos vivendo uma era de profundas transformações, onde muitos setores estão sendo modificados significativamente e outros ainda estão por surgir. Estas transformações têm como alicerce em sua maioria, mas não em sua totalidade, a evolução cada vez mais veloz das tecnologias químicas, elétricas, entre outras. Minha avó, com seus 97 anos fica meio perdida em meio a tantas novidades... Celular, computador, aparelhos eletrônicos... A gente percebe pelo seu olhar que ela parece atônita diante do que vê. É lógico! Lembro-me da minha avó lá na fazenda, há algumas décadas atrás, segurando uma lamparina para iluminar (pela manhã o nariz da gente amanhecia preto rsrsrs!) o caminho que teríamos que chegar até o quarto.
 Mas a minha avó, na sua “sábia ignorância”, dia destes, fez uma colocação interessante: " As coisas tão ficando cada vez mais moderna e as pessoas mais distantes...Ninguém presta mais a atenção na gente que é velho!".
Fazendo uma analise profunda, percebe-se que a raça humana está fazendo o papel inverso à tecnologia. O ser humano regride em qualidade dia após dia. Estamos nos tornando trogloditas reclusos em nossas cavernas. Não existe tolerância, não existe respeito e tudo é permitido!
No tempo de minha avó, havia respeito entre as pessoas. A palavra impelida não gastava assinatura, nem testemunhas, aliás, não existia nem a nota promissória! As pessoas cumpriam o que falavam e pagavam o que deviam. Eram mais solidárias, e, quando havia alguma desavença , esta era resolvida entre as partes interessadas, sem ninguém mandar recado, ainda que fosse à base da garrucha. Os mais velhos eram sempre consultados, afinal tinham mais experiências...
Em relação às crianças então... Nossa! Não tinha esta de ficar metendo o bedelho nas conversas de adulto, (como tomei beliscões por causa disto). Na hora das refeições, os mais velhos ou as visitas serviam-se primeiro, (esta parte eu não gostava muito porque sempre sobravam as partes piores para gente, rsrsrsrsr). Palavrões?! De jeito nenhum, porque era pimenta na língua! Mas, sabíamos comportar onde quer que fôssemos. Hoje, a maioria dos jovens e crianças, não respeitam os mais velhos... Não sabem se portar à mesa, são intolerantes, mal educados e cada vez mais egoístas. Culpa de quem? Dos fabricantes dos monstrinhos, que com certeza também foram monstrinhos.
Talvez a ideia seja esta mesma, com a alienação da raça humana, os gênios começarão a fabricar ciborges para substituir os homens, que voltarão para a selva para viverem como primatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.