segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pais que batem em filhos pderão voltar para escola

Dar beliscões e tapinhas pode ser proibido por lei. Humilhar, ameaçar e ridicularizar a criança também. Trata-se da "Lei da Palmada", que será votada esta semana. Se o projeto virar lei, pai, mãe ou responsável que bateu no filho será encaminhado a programas comunitários de proteção à família para tratamento psicológico ou psiquiátrico com a criança. Poderá ainda receber uma advertência, um aviso para não repetir a agressão.
O relatório com detalhes da proposta foi entregue essa semana à comissão especial que discute o assunto no Congresso e diz que crianças e adolescentes têm o direito de crescer sem nenhum tipo de castigo físico. A lei, no entanto já gera polêmicas antes mesmo de ser aprovada. Se para alguns, "o tapinha" é violento e antipedagógico, para outros é uma forma de se impor limites.

Eu confesso que estou dividida! Sábado tive m papo “brabo” com os meninos e, inclusive cheguei mencionar as “chineladas” que eu recebia da minha mãe enquanto criança. Ao contrário deles, eu cuidava do meu uniforme e material escolar, respeitava a vez de falar, cumprimentava as pessoas na rua, além de cumprir os combinados da casa. Motivo? Respeito! Medo, que seja! Tinha a convicção que a falta da execução das tarefas significava entrar “no chinelo”!  Hoje o sistema é diferente... É colocar para pensar! Colocar de castigo! Tirar aquilo que gosta! Mas, nem sempre isto resolve!

Agradeço a minha mãe por todo o “couro” ao qual fui submetida, porque pude acompanhar muitos colegas que tinham pais permissíveis demais, sendo encaminhados à delegacia ou cemitério! É como eu sempre ouvi dos meus pais: “Quando os pais não educam a escola da vida se incube!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.