quinta-feira, 26 de maio de 2011

Inadimplência ou estelionato?


A palavra ou expressão, “inadimplente” parece ter sido criada como eufemismo para enrolado, irresponsável, sem moral, "ruim de paga", caloteiro ou aquele que não tem crédito algum perante a sociedade.
A inadimplência aos olhos da sociedade é vista como um comportamento aceitável ou como uma conduta que pode ser justificada. Porém, nos dicionários, inadimplente é o mesmo que incumpridor, aquele que não cumpre a obrigação, o dever, as cláusulas do contrato.
Já tive dois comércios e em minha casa tenho uma coleção de notas promissórias, duplicadas protestadas e cheques sem fundos de clientes que compraram e não pagaram ( diga-se de passagem, daria para comprar um kia cadenza 2011) . Cruzo com muito destes "inadimplentes" todos os dias e a cara de pau é tamanha que eles agem como se nada tivesse acontecido... E olha que cheguei a recorrer à empresas de cobranças...
O pior de tudo é que a grande maioria são pessoas de status ou projeção social, trocam de carro  e viajam todos os anos, estão sempre em colunas sociais, ou seja,  não pagam porque não querem! Porque as pessoas honestas, quando caem em dificuldades, procuram meios de negociarem a dívida. E afirmo com conhecimento de causa!
Infelizmente as leis brasileiras favorecem a inadimplência, porque a meu ver, salvo as situações em que o credor realmente não tiver condições de quitar a dívida, comprar e não pagar deveria ser crime de estelionato!

2 comentários:

CÉLIO LIMA disse...

Genial e oportuna a lembrança. A partir dela, fiz um complemento e postei o link, Eliane. Um grande abraço para você e para a sua família.

Anônimo disse...

parabens, descobri mais um blog
sabe por que as taxas de jurus nao caem?
sabe por que maioria dos comerciantes quebram?
sabe por que os produtos custam mais caros?
sabe por que a burocracia é alta na hora de adquirir um emprestimo ou financiamento?
sabe por que o comercio paga mal os empregados?
tudo isto acontece e por que o calote e muito alto, neste pais só paga quem quer, é triste cobrar uma pessoa e ela falar na sua cara que so falta tanto tempo para seu nome limpar, é revoltante para um trabalhador sentir roubado e nao poder fazer nada para nao dar danos morais ainda.
que pais e esse?

ve no sue blog o assunto da feira de malhas, o juiz da liminar para a feira funciona sob argumento que e direito de ir e vir, lembro-o que este direito nao pode ser maor que o direito de vender mercadorias legais e com notas ou da ao comercio local o mesmo direito.

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.