sexta-feira, 17 de junho de 2011

Afinal o que os condutores andam aprendendo nas autoescolas?

Hoje tinha um folgado a 10km por hora na Wilson Alvarenga amarrando o trânsito... 


O trânsito em Monlevade está caótico! E a culpa não é  do Prandini, da engenharia de trânsito, dos antigos prefeitos...  Os grandes responsáveis por isso são alguns motoristas.. Eles não respeitam os semafóros, param os veículos em frente a escolas e ficam aguardando a chegada dos filhos, ao invés de estacionar corretamente, outros são extremamente lentos ao trafegar na pista da esquerda, sem falar nos apressados, que cortam os outros motoristas como se fossem donos das ruas. 

Ao meu ver, as autoescolas tem uma parcela de culpa neste problema. Afinal não são elas as responsáveis pela formação dos condutores? Antes era muito mais difícil obter uma carteira de habilitação. Hoje as autoescolas despejam semanalmente centenas, senão milhares de novos "motoristas", com pouca experiência e mal formados. O aprendizado deveria ser mais  significativo, de modo a fazer com que cada tema tenha utilidade para o motorista no seu dia a dia. Senão as leis, a direção defensiva, os primeiros socorros, as infrações, serão apenas memorizadas e depois esquecidas após as provas do Detran. Não serão aplicadas no trânsito porque o aluno não aprendeu realmente, não compreendeu porque cada assunto é importante para SOBREVIVER NO TRÂNSITO. 

  Algum instrutor poderá até vir com a desculpa de que muitas vezes se esforça para ensinar e vê um bando de gente que não quer aprender, mas apenas passar nos testes do Detran. Mas será que o problema está só no aluno “desinteressado” ou também no jeito de ensinar do instrutor? O que fazer para o assunto “entrar” na cabeça do aluno e despertar o interesse dele? Como fazer ele pensar em segurança, prudência quando estiver no trânsito? (dirigindo ou no papel de pedestre). Ou a responsabilidade é solidária?(das autoescolas,dos Detran's, dos instrutores e examinadores)
 É um tema que merece grandes reflexões...

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