domingo, 22 de abril de 2012

Voto aos 16 anos, um convite à cidadania! Mas, qual cidadania?!

 O TSE lança campanha do voto aos 16 anos. A expectativa para esse ano é um saldo de 100 mil novos jovens votantes. A Campanha nacional tem o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância de votar e incentivar estudantes a tirar seus títulos.
 A proposta se baseia na inclusão dos jovens na qualificação do debate sobre as políticas públicas de juventude dentro do processo eleitoral, extrapolando o velho modelo da tematização dos jovens como objeto das políticas para a concepção do jovem como sujeito capaz de mediar, negociar, se contrapor e influir na construção de um mundo melhor.
 Pontos a se considerar: O jovem de hoje está ciente dos problemas relacionados ao transporte escolar, renda familiar abaixo do necessário, falta de oportunidades no mercado de trabalho, poucas opções para uma melhor formação profissional e outros;
Também já percebeu que ainda continua sendo renegado e excluído de programas e de projetos dentro de sua própria localidade;
É fato também, que o jovem de hoje quer e gosta de mudanças e não tem medo quando precisa divulgar suas opiniões. Não há limites, tema ou um motivo específico nas redes sociais para o jovem, pois em qualquer assunto ele esta lá, debatendo e sempre falando o que pensa.
 
Porém, todos nós sabemos que , o conceito de "Cidadania" está afastado do espaço da educação donde "Espaço de Educação e Cidadania" não passa de um "slogan" . Como não tiveram ensino adequado na Escola (desde a primária e por aí fora) não sabem ler as "cartilhas" que os partidos dizem ser os Programas de governo, apresentados em edições revistas e aumentadas, ou diminuídas, conforme o ‘espectro’ político observado em pré eleições.
 Bom...eventualmente eleitos, (com a ajuda dos jovens de 16) vão aprender( ou dar continuidade )ao  Espaço Démocrático e a Cidadania com os colegas do Parlamento que já estão inquinados e subverteram o conceito..."Pior a emenda que o soneto". Os que MAL nascem educados...tarde ou nunca se revelam com aptidões para a real Cidadania.
 
 O jovem de hoje não é omisso e tende a acreditar na força de renovação como instrumento importante de transformação; O jovem de hoje compreende que a política, embora tão desacreditada por tantos, faz parte do nosso dia a dia e é fundamental para a sobrevivência de nossa sociedade;
 Entretanto, votar por votar não é a solução. É necessário que o jovem que decide votar aos 16 pesquise sobre seu candidato, veja seus mandatos e propostas e faça uma escolha responsável e principalmente, tenham garantia do que foi prometido seja cumprido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.