sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sistema de cota ou racismo às avessas?

A meu ver, o sistema de cotas é a maior prova do racismo: além de injustas e inconstitucionais, as cotas raciais se prestam apenas para dividir a sociedade segundo a cor da pele de seus cidadãos. Assim, deveríamos também admitir cotas para os gagos, gordos, feios e disléxicos. Em alguns desses casos com alguma razão, pois certamente as pessoas mais feias ficam em desvantagem, por exemplo, no momento da entrevista para se conseguir emprego. Deveríamos tratá-las de forma desigual?

Sem contar, que é um convite para que pessoas com desenvolvimento educacional adequado trilhem o caminho facilitado das cotas, com ricos se aproveitando delas, com a perversão do sistema e banalização do ensino. Será que este profissional depois de formado terá credibilidade no mercado de trabalho?

E depois acho que isso fere o principio da igualdade, além do que, no Brasil é muito difícil determinar quem é negro e quem não é. Meu filho é branco, mas o meu avô era negro. Como classificar isso? Se ele perder a vaga para alguém com a pele negra terá o direito a reivindicar, já que é afrodescendente?

Acho que todos devem ser tratados com igualdade de direitos, indiferente de etnia, raça ou castas.  No caso de ingresso em rede de ensino superior, os critérios deveriam ser por mérito, capacidade. Defendo as cotas em detrimento de outros fatores, como a renda do candidato.

Criar sistemas de cotas é mascarar o problema da educação no Brasil; uma invenção do governo para tentar encobrir o erro da educação precária e de má qualidade. A carência do ensino deve ser combatida com mais vagas nas escolas, melhor incentivo à escolarização e investimentos na área da educação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Do jeito que as coisas estão indo, estamos criando um grupo de páreas na sociedade: homem,heterosexual, branco, pobre e cristão(quem se habilitará a defende-los?)

Kelliane Sant`Ana

Anônimo disse...

Sim, o sistema de cota é racial.

A politica racial parte do pressuposto de que há um evento, no caso o racismo, e é necessário um outro evento contrário, no caso : Politica de Cotas.

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.