quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O que eu sou para os meus filhos?

Questione-se: Nas duas últimas semanas...
  • Eu tive tempo para conversar e fazer algumas atividades com meu filho, sem pressa para encerrar logo a interação?
  • Eu ensinei meu filho a fazer alguma coisa?
  • Eu saberia dizer quais atividades meu filho gostaria de fazer em minha companhia?
  • Eu lhe dei alguma forma de atenção, carinho, sem exigir antes nenhuma forma de comportamento adequado?
  • Eu lhe impus alguns limites que considerei necessários?
  • Eu menti ou minimizei informações sobre as possíveis consequências de um comportamento? (Exemplo: "Fique tranqüilo, injeção não dói nada").
  • Eu insisti em acompanhá-lo em situações que ele poderia (e deveria) enfrentar sozinho?
  • Eu perguntei o que ele tem feito e como tem se sentido?
  • Eu sugeri para ele (a) observar seus próprios comportamentos com as outras pessoas e como elas reagem ao que ele diz e faz?
  • Eu estimulei meu filho a falar das coisas desagradáveis que tem ocorrido com ele, sobre os sentimentos que elas desencadearam e como as tem enfrentado ?
  • Saberia dizer pontualmente onde é que ele está neste momento?
Desde o dia 14 deste até o dia 20, está acontecendo  em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família, que é a tradicional “Semana Nacional da Família. É grande a importância da família para a construção de uma sociedade estruturada, saudável e equilibrada. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” Provérbios 22:6. Muitos pais não dão aos filhos tempo para se conhecerem e serem amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.