sexta-feira, 16 de março de 2012

Eles sim, são dignos de homenagem!

Valdete Firmino , gente que faz!
Recebi com muita alegria a notícia de que a ATLIMARJON, Associação dos Trabalhadores na Limpeza e Material Reciclável de João Monlevade, recebeu das mãos da administração municipal alguns equipamentos que ajudarão na produção e principalmente na qualidade de vida dos catadores.

Não é de hoje que eu conheço a luta dos catadores de lixo por melhores condições de trabalho. Já citei várias vezes o trabalho constante, às vezes solitário, de Valdete Firmino Rosa, hoje, tesoureira. Não foi fácil para eles chegarem onde estão

Foi travada uma luta contra todos os tipos de dificuldades e discriminação social em relação à atividade. Sem contar, a ameaça constante por grandes empresas recicladoras que insistem em eliminar o catador na intermediação entre a coleta e a reciclagem.

Coletar e viver do lixo, não é fácil! E só tem consciência disto quem o faz!
O talento desses homens e mulheres para viver deste trabalho é inquestionável, principalmente por ainda existir certo preconceito por parte da sociedade. Podemos notar ao caminhar nas ruas, o olhar da maior parte das pessoas em relação aos “catadores do lixo”, algo que perpassa de sentimentos humanitários a repulsa ao mesmo tempo.

O fato é que o catador de material reciclável, mesmo realizando um trabalho imprescindível na questão da sustentabilidade, ainda é invisível perante a sociedade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.