terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Leis de trânsito: Dois pesos, duas medidas

Moto conceito traz teto e cinto de segurança
Ontem estive em Belo horizonte e um taxista me atentou-me para um fato que eu jamais tinha observado. Nos veículos o cinto de segurança é um mecanismo de segurança, de uso obrigatório (ele impede, em caso de colisão, que seu corpo se choque contra o volante, painel e para-brisas, ou que seja projetado para fora do carro). A não utilização, além de colocar em risco os ocupantes numa colisão, gera multa, pois dentro do código nacional de transito é considerada infração grave.

Se a cobrança das autoridades pelo cinto de segurança é uma questão de segurança, como é que fica a questão dos mototaxistas (que inclusive tiveram a profissão regulamentada) então? Os passageiros das mesmas preocupam-se com os itens obrigatórios, como capacetes, roupas e calçados apropriados?

A vulnerabilidade dos passageiros e condutores de motos (muitas vezes, vistos como vilões pelos motoristas de carro) em relação aos veículos automotivos é indiscutível.

 O aumento do uso de motocicletas ocasiona maior exposição do usuário da moto nas vias públicas e pode trazer, como consequência, maior probabilidade de acidentes.. Acidentes estes que resultam em um grande número de vítimas fatais e, também, de inválidos.

Não estou aqui para fazer apologia ao uso de automóveis e sim para mostrar a discrepância que são as leis brasileiras. São leis que parecem terem sido criadas em benefício dos mais favorecidos. Sem análise de risco e sem planejamento!

Respeito os motociclistas e reconheço a importância deles para a sociedade, porém, acho que eles devem atentar para o fato, afinal, os acidentes com motociclistas estão se tornando uma epidemia, matando mais que muitas das doenças.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se o motociclista estiver "amarrado" a moto então ele se machucaria mais e esta poderia o machucar

Gosto de seu blog

Mas este texto sei não......
Falta de conhecimento não?

Anônimo disse...

O seu blog é show de bola. Os velhos blogueiros estão a seu reboque. KKKKKKKKKKKKKKK, parabéns.

Cutucadas disse...

Bom, para esclarecer a dúvida do anônimio, fiz um novo post. Tecnologia é algo que transcede a lógica mesmo!vamos então acompanhar os próximos acontecimentos!

Postar um comentário

Respeite a opinião dos outros leitores. Comentários com "palavrões", que denigrem a imagem das pessoas, ou de cunho religioso não serão aceitos. Todos os comentários postados neste blog são de responsabilidade dos internautas e poderão ser postados em matérias. Ao fazer um comentário, você concorda e aceita as regras acima.